1° de Maio Cutista

06.05.2013

O Sintergia esteve presente na festa promovida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em comemoração ao 1° de Maio (Dia do Trabalhador) na Cinelândia no último dia 30 de maio de 2013.

A escolha do local não poderia ser mais apropriada, já que, historicamente, a Cinelândia abrigou manifestações de todos os matizes em busca de democracia e melhor distribuição de renda ao longo dos últimos anos.

Mas as comemorações não podem deixar de lado um histórico de lutas que resultaram em conquistas como a fixação da jornada de trabalho, férias, 13° salário e licença maternidade, entre outras.

Que fique bem claro! Tudo isso é resultado da luta da classe trabalhadora e não concessão patronal.

Nesse sentido, cada comemoração do 1° de Maio é também a lembrança dos milhares de trabalhadores que tomaram as ruas da industrializada cidade de Chicago em 1886, reivindicando melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. É isso mesmo! A jornada, então, era de 13 horas diárias!

A reação patronal através do aparelho repressor do Estado foi violenta, vitimando muitos trabalhadores, alguns deles de forma fatal.

O 1° de Maio é então e principalmente uma homenagem a esses mártires que tiveram a coragem e a disposição de denunciar as péssimas condições de trabalho daquela época e lutaram pela redução da jornada e por condições dignas para exercer suas funções.

A direção do Sintergia deixa aqui a sua homenagem  não só aos mártires de Chicago, mas também a toda a categoria eletricitária pela sua luta diária para oferecer melhores condições de vida para a sociedade brasileira.