adicione nossa página aos seus FAVORITOS.

 

SINDICALIZE-SE

Encontre-nos nas redes sociais

 

 

 

 

Sindicato dos Trabalhdores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região.

TV Central Única dos Trabalhadores        Rádio da Central Única dos Trabalhadores

 

  Hoje é

 
 

Notícias | Coberturas Especiais | Matérias & Artigos | Nossos Jornais | Últimos Boletins

 

 

 

1° de Maio Cutista

 

 

06.05.2013


 

O Sintergia esteve presente na festa promovida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em comemoração ao 1° de Maio (Dia do Trabalhador) na Cinelândia no último dia 30 de maio de 2013.

 

A escolha do local não poderia ser mais apropriada, já que, historicamente, a Cinelândia abrigou manifestações de todos os matizes em busca de democracia e melhor distribuição de renda ao longo dos últimos anos.

 

Mas as comemorações não podem deixar de lado um histórico de lutas que resultaram em conquistas como a fixação da jornada de trabalho, férias, 13° salário e licença maternidade, entre outras.

 

Que fique bem claro! Tudo isso é resultado da luta da classe trabalhadora e não concessão patronal.

 

Nesse sentido, cada comemoração do 1° de Maio é também a lembrança dos milhares de trabalhadores que tomaram as ruas da industrializada cidade de Chicago em 1886, reivindicando melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. É isso mesmo! A jornada, então, era de 13 horas diárias!

 

A reação patronal através do aparelho repressor do Estado foi violenta, vitimando muitos trabalhadores, alguns deles de forma fatal.

 

O 1° de Maio é então e principalmente uma homenagem a esses mártires que tiveram a coragem e a disposição de denunciar as péssimas condições de trabalho daquela época e lutaram pela redução da jornada e por condições dignas para exercer suas funções.

 

A direção do Sintergia deixa aqui a sua homenagem  não só aos mártires de Chicago, mas também a toda a categoria eletricitária pela sua luta diária para oferecer melhores condições de vida para a sociedade brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

Nossa Estrutura


Nossos telefones

& Contatos

Expediente

 

 

Webmail

Controle Sistema

 

 


Avenida Marechal Floriano, 199 - 16º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20080-005