Greve do Setor Elétrico continua

Dia 30 acontece novo ato em frente à Eletrobrás

21.07.2013

Trabalhadores(as) do Setor Elétrico base Rio (Cepel, Eletrobrás, Eletronuclear e Furnas) deram continuidade à greve por tempo indeterminado deflagrada no dia 15 de julho com ato em frente ao edifício-sede da empresa seguido por passeata que passou pela Avenida Rio Branco e terminou em frente ao prédio da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, onde foi realizada Assembléia que deliberou pela continuidade da greve com a realização de novo ato no dia 30 de julho, às 10 horas, no mesmo local.

Hoje à tarde o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), formado por representações de todos os sindicatos de eletricitários em nível nacional, se reúne em Brasília, para discutir estratégias de enfrentamento da decisão da holding Eletrobras de instaurar dissídio coletivo, na contramão da promessa do Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, que acenou com a continuidade das negociações.

Contrariando o discurso do ministro, o presidente da Eletrobras tentou empurrar goela abaixo da categoria uma contraproposta de reajuste por dois anos num momento em que ficam claras incertezas tanto no campo financeiro como no político.

Aliás, vale destacar que uma das principais reivindicações da categoria é o fim das nomeações políticas, que oneram as empresas e não contribuem em nada para a execução dos contratos assumidos por um setor fundamental para o crescimento do País.

A luta continua até um Acordo justo, que mantenha o poder de compra dos salários de trabalhadores qualificados, mas ameaçados pela crescente terceirização da mão de obra e aviltamento de suas remunerações.

Veja mais fotos do ato e da passeata realizada no dia 24 de julho