O Colégio 1° de Maio é patrimônio da categoria.

08.04.2013

Queremos tranquilizar à categoria — em particular aos pais e alunos —, funcionários, direção  e nossos parceiros que o funcionamento do Colégio 1° de Maio está garantido, bem como a continuidade dos cursos ora em andamento.

O processo que ora se desenrola, é resultado de uma atitude irresponsável e desastrosa tomada há 15 anos quando se rompeu unilateralmente contrato com uma seguradora com a qual nossa entidade mantinha convênio.

Sentindo-se prejudicada, a referida seguradora entrou com processo judicial que colocava todo o patrimônio do Sintergia em risco.

A direção do Sindicato nunca fugiu à responsabilidade de administrar e preservar um patrimônio construído ao longo dos seus 81 anos.

Nosso compromisso com o espaço ocupado hoje pelo Colégio 1° de Maio vai além de quaisquer questões políticas. Os avanços que conseguimos nos últimos anos seja na ampliação das bolsas de estudo junto às empresas (Furnas, Light, CEG, Eletrobras, Cepel, Eletronuclear, CET-Rio e RioLuz) bem como convênios bem sucedidos com empresas como a Petrobras dão mostra da nossa seriedade na condução de um projeto de formação de jovens há mais de meio século.

Em meio a boatos e notícias que se aproveitam dessa situação para espalhar intranqüilidade à categoria e principalmente aos pais de alunos, o corpo docente, funcionários e a própria direção do Colégio, viemos a público para esclarecer o que realmente está acontecendo:

1) O Sintergia ingressou com recurso (embargo de terceiros), porque na verdade não é parte deste processo, que é contra outro sindicato (antigo Urbanitários) e não poderia ter seus bens e interesses atingidos por conta dessa execução de dívida, a qual questionamos juridicamente ao longo dos anos.

2) Na prática, isso significa que a existência deste recurso acima questiona a legalidade do leilão ocorrido no dia 9 de abril.

3) Ou seja, a validade deste leilão está condicionada ao resultado do julgamento deste recurso.

4) Essas medidas judiciais baseiam-se em jurisprudências favoráveis em tribunais superiores, em casos semelhantes ao nosso.

Recentemente, a Associação Educacional Aldanir Carlos dos Santos foi credenciada pela Secretaria Estadual de Educação, que emitiu parecer favorável ao credenciamento de todos os cursos oferecidos pelo Colégio 1° de Maio, bem como possibilitou a criação dos novos cursos de Mecânica e Telecomunicações.

O Sintergia e a Associação Educacional Aldanir Carlos dos Santos, responsável pelo Colégio 1° de Maio, reafirmam o compromisso de manter e avançar na melhoria da qualidade da formação dos alunos, inclusive com a inauguração dos novos laboratórios de informática e eletrotécnica.

Continuaremos nossa jornada com tranqüilidade e respeito aos princípios que nortearam a história do Sintergia e a criação do Colégio 1° de Maio: oferecer formação e qualificação é o nosso compromisso.