PLR domina discussão entre CNE e Eletrobras

21.02.2014

O assunto dominante na reunião realizada no dia 20 de fevereiro entre o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) e o novo diretor de administração da Eletrobras, Aguinaldo Guimarães, foi a PLR, apesar da amplitude da pauta.

O CNE afirmou de forma incisiva que os trabalhadores do Setor Elétrico não podem pagar a conta pela forma autoritária com que a presidenta Dilma Roussef agiu ao editar a MP 579 sem levar em conta as emendas dos Sindicatos encaminhadas pelos parlamentares.   Isso é ainda mais indesculpável pelo fato da presidenta ter exercido o cargo de Ministra de Minas e Energia, conhecendo, portanto, as peculiaridades do setor.

Ao final da reunião o CNE solicitou a marcação de nova reunião para a primeira quinzena de março para debater a PLR.

Resultados práticos da reunião:

· Salários – O pagamento será feito no dia 3 de março

· Mérito – Será pago a partir de março, apesar da insistência do CNE para que houvesse retroatividade a maio de 2013

· Anuênio – O CNE defendeu a isonomia no pagamento aos trabalhadores das distribuidoras, considerando que o Sistema Eletrobras tem Acordo Coletivo único