LIGHT

· Negociação do Sindicato garante pagamento do bônus extraordinário

· PLR será paga até o dia 15

· Demissões? Somos contra!

· Programa de Demissão Voluntária

01.04.2016

Negociação do Sindicato garante pagamento do bônus extraordinário

A interlocução do Sintergia junto à direção da Light garantiu o pagamento do bônus extraordinário juntamente com o salário de abril, pondo fim a um impasse que se arrastava há meses.

A direção do Sintergia quer esclarecer alguns pontos a respeito do bônus extraordinário:

1)    O acordo para pagamento do bônus extraordinário foi feito entre gestores e trabalhadores sem a participação do Sindicato;

2)    Como tal acordo não foi cumprido, trabalhadores procuraram o Sindicato para que este procurasse a empresa para que o mesmo fosse cumprido;

3)    Na primeira reunião com a nova presidente da Light, a direção do Sintergia demonstrou sua preocupação quanto ao não cumprimento do acordo para pagamento do bônus extraordinário e a presidente se comprometeu a estudar o assunto. Aproveitando reunião em que foi entregue a pauta de reivindicações, no último dia 30 de março, o Sindicato colocou o assunto em discussão e a empresa confirmou o pagamento juntamente com o salário de abril;

4)    Engana-se quem pensa que o assunto está encerrado, pois existem dúvidas entre os trabalhadores quanto às bases e forma de pagamento, e o Sindicato vai convocar reunião específica para tratar do assunto;

5)    Diante disso, a direção do Sindicato cobrou da empresa a formalização do acordo, com o esclarecimento das bases e forma de pagamento do mesmo, que se estende até 2018.

Vencida esta etapa, os interessados podem procurar a direção do Sindicato para trazer subsídios e ao mesmo tempo oferecer argumentos para o aprimoramento de itens do acordo que deixaram dúvidas.

PLR será paga até o dia 15

Durante a reunião de entrega de pauta de reivindicações, ocorrida no dia 30 de março, a direção do Sintergia cobrou a divulgação das metas globais apuradas, assim como das metas setoriais pelos gestores, para os trabalhadores de cada setor, e a empresa confirmou o pagamento até o dia 15 deste mês, justificando a mudança da data por questões administrativas.

Quaisquer dificuldades junto à gerência quanto às metas setoriais devem ser imediatamente repassadas ao Sindicato. Lembramos mais uma vez que os gestores apresentam cinco metas e os trabalhadores escolhem três,  cabendo, ainda, a repactuação das mesmas ao longo do ano. Ou seja, a equipe como um todo deve estar atenta a partir do momento do estabelecimento das metas e durante o transcorrer do ano.

Demissões? Somos contra!

A direção do Sindicato cobrou da direção da Light, de forma incisiva, explicações quanto à série de demissões ocorridas em curto espaço de tempo, o que instaurou um clima de insegurança entre os trabalhadores às vésperas do início da Campanha Salarial de 2016.

Apesar da afirmação da empresa de que não existe um projeto de demissões, o Sintergia deixou claro que se isso se confirmar entenderá como prática antissindical e que irá tomar todas as medidas cabíveis assim que se fizerem necessárias.

Por outro lado, a direção do Sintergia mostrou sua preocupação quanto aos trabalhadores que exercem suas funções em áreas de risco e fez uma explanação sobre os efeitos causados pelas demissões no ânimo das equipes e sua influência ao longo da discussão do ACT.

Programa de Demissão Voluntária

O Sindicato expôs à direção da Light a expectativa da categoria quanto ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) incluído como cláusula na pauta de reivindicações aprovada em Assembleia e a empresa se mostrou aberta  a implementá-la, mas o debate sobre o assunto apenas começou e será aprofundado nas próximas reuniões.

volte ao início

Clique aqui e veja a pauta de reivindicações aprovada
na Assembleia realizada no dia 16 de março.

Veja as fotos