Categoria mostra poder de mobilização e Light apela ao TRT

13.07.2016

A direção do Sintergia parabeniza companheiros (as) da Light pela demonstração de capacidade de mobilização e unidade em defesa de um ACT que atenda reivindicações baseadas na realidade do panorama econômico atual e, portanto, justas, e que levaram a direção da Light a buscar o Judiciário numa tentativa para impor o arrocho de salários e benefícios. A reação da empresa foi apelar para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que marcou audiência de conciliação que foi realizada na sede do tribunal às 16 horas do dia 12 de julho, deixando claro que a intransigência para fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) é da Light, que insistiu no descumprimento da data-base e no parcelamento do reajuste integral das perdas do período. A audiência foi conseqüência de pedido da Light, na segunda-feira (11 de julho) no decorrer da paralisação que estava sendo realizada em Frei Caneca, demonstrando o pode de mobilização da categoria, e o TRT convidou a direção do Sintergia para participar da mesma, que foi realizada às 16 horas, com a presença de representante do Ministério Público do Trabalho (MPT) e presidida pela vice-presidente do TRT. A direção do Sintergia reafirmou que para fechar o ACT seria necessário o atendimento das cláusulas de reposição plena da inflação retroativa a 1° de maio, respeitando a nossa data-base e a concessão de abono de R$ 2.000,00, enquanto a direção da light insistiu no parcelamento do reajuste, sendo 5% em junho e 4,3% em janeiro/2017, com abono de R$ 1.000,00. A Light cometeu o absurdo de tentar baixar a PLR de R$ 20 milhões para R$ 18 milhões, o que causou estranhamento dos presentes.
O sindicato também propôs que fosse garantida a estabilidade do emprego para a categoria até maio de 2017, o que foi visto de forma positiva pela presidente da audiência, que insistiu com os representantes da Light para que a aceitassem. Como não houve consenso em torno de nenhuma das propostas apresentadas foi marcada nova audiência para amanhã (15 de julho), às 16 horas no mesmo local, na expectativa de que se possa alcançar a conciliação entre as partes. Ao final, como a Light se comprometeu a apresentar três contrapropostas ao Sindicato até as 12 horas de hoje, houve um entendimento para que até quinta-feira não haja paralisações em nenhum setor da Light.