Ato inicia luta contra privatização da Eletrobras.

11.10.2016

A direção do Sintergia esteve presente no ato realizado no dia 11 de outubro de 2016, em frente ao edifício-sede da Eletrobras, iniciando a luta contra a privatização do sistema Eletrobras, que é um patrimônio do povo brasileiro como um todo e de trabalhadores (as) que garantem não só a geração e distribuição de energia para todo o País, como representam hoje a excelência do setor.

As intervenções de parlamentares, representantes do movimento social e dirigentes sindicais tiveram em comum o alerta contra as iniciativas do governo Temer, que têm representado um projeto de entrega de setores fundamentais para o capital estrangeiro.

Segundo tais intervenções, prova disso foi a indicação para a presidência da Eletrobras de Wilson Ferreira Junior, que anteriormente era chefe na CPFL , cujos donos são os mesmos investidores chineses interessados na compra de empresas do setor.

A primeira providência de Wilson foi desmerecer a qualidade dos trabalhadores das empresas do Sistema Eletrobras e anunciar que “Não somos eficientes em nenhuma das atividades que operamos hoje”, abrindo espaço para o início de novo plano de reestruturação da empresa.

Mas não é só o Setor Elétrico que corre perigo. A aprovação da MP 241 congela investimentos em Saúde e Educação pelos próximos 20 anos, o que fará o País retroceder séculos nesse período.

Aos trabalhadores cabe, neste momento, costurar uma unidade independentemente de eventuais diferenças porque este é apenas o início de um projeto que visa entregar setores essenciais nas mãos do capital especulativo, que não tem nenhum compromisso com o social e só pensa em lucro, em detrimento do fator humano.

Nossa unidade é nossa força.

E nossa capacidade de mobilização é a nossa arma.